WHITE Portugal reconhecida como PME Excelência.

 

A WHITE Portugal foi uma das 1845 empresas a ser distinguida com o estatuto PME Excelência 2014, um selo de reputação criado pelo IAPMEI para diferenciar positivamente as empresas que anualmente ostentam os melhores desempenhos económico-financeiros, desenvolvendo condições de visibilidade acrescida a um segmento empresarial com contributos ativos para a economia e o emprego nacionais.

 

As PME Excelência 2014 registaram um aumento de 67% face aos estatutos outorgados no ano anterior devido a muitas empresas aduzirem subidas médias significativas nos seus indicadores económicos e financeiros, prosperando resultados em praticamente todos os indicadores.

 

As PME Excelência exibem rácios de solidez financeira e de rendibilidade muito acima da média nacional e que têm conseguido operar em contraciclo, conjugando um crescimento médio de vendas na ordem dos 15%, com o aumento das exportações situado nos 16%, ou seja, 2 vezes e meia acima da média quando comparado com os resultados da estrutura empresarial nacional.

 

Com autonomias financeiras médias superiores a 54%, as PME distinguidas registam rendibilidades bastante superiores em relação à média nacional, com crescimentos que ultrapassam os 40% ao nível dos capitais próprios, das vendas, e do ativo, valores que confirmam o perfil superior destas empresas em termos de desempenho.

 

Das PME Excelência distinguidas mais de 64% das empresas atuam na área da indústria e comércio, 12% no turismo e 12% nos serviços. As PME Excelência impulsionam a economia nos sectores de atividade e regiões onde laboram. Estas empresas são responsáveis por mais de 69 mil empregos, e estão principalmente concentradas nos distritos do Porto (19%), Lisboa (17%), Aveiro (13%), Braga (12%) e Leiria (9%).

 

O Estatuto PME Excelência é atribuído anualmente pelo IAPMEI, em parceria com o Turismo de Portugal e os principais bancos a operar em Portugal, Banco BPI, Banco Popular, Barclays, Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola, Millenniumbcp, Montepio, Novo Banco e Santander Totta, e insere-se num programa de qualificação de empresas lançado pelo IAPMEI, com o intuito de proporcionar notoriedade e otimizar condições de financiamento e de reforço competitivo ao segmento das PME Líder, empresas com perfis de risco superiores, que estabelecem pelas suas especificidades importantes alavancas de desenvolvimento para a economia e o emprego do país.

 

A seleção das PME Excelência é estabelecida anualmente a partir do conjunto das PME Líder, e que adicionalmente cumprem os seguintes requisitos:

1 - Pertencerem aos 2 primeiros níveis de rating (AAA ou AA), baseado no Relatório e Contas de 2013;

2 - Cumprirem os seguintes critérios financeiros, suportados nas demonstrações financeiras de 2013:

a) Autonomia Financeira (Cap.Próprios/Ativo) >= 35%;
b) Crescimento do Volume de Negócios face a 2012 >= 5%;
c) Rendibilidade dos Capitais Próprios (Res. Líquidos/Cap.Próprios)>= 10%
d) Rendibilidade do Ativo (Res. Líquidos/Ativo Líquido)>= 3%

 

O Estatuto de PME Excelência usufrui de um ano de validade.

 

WHITE PORTUGAL, Copyright 2015

 

 

botao back